domingo, 7 de novembro de 2010

psicologia genetica- construtivismo- formação
de conceito com alguma explicação


aprendizagem na criança vai construindo ao entorno da vida é com os estagios de desenvolvimento:

Sensório motor
pré-operatótio
operatório concreto
operatorio formal

equilibrio é saudavel
desequilibrio- leva assimilação ela vai em busca do conhecimento.

Piaget- desequilibrio vira interesse, curiosidade ela irá em busca dele.
Estimular o interesse e curiosidade da criança.
A criança em desequilibrio ela entra em proceso do conhecimento. Assim ela entrsrá em equilibrio e a criança terá uma estruturas. Fazer a criança construir o conhecimento ela precisa construir com interese assimilação desafio.

esquema de ação- um bebê que reconhece a mamadeira já formou o esquema de ação.

contrutivismo:
organização espacial- o que são relaçoes topologicas
- projetivas
-euclianas
reversibilidade- capacidade de pensar inverso
linguagem geografica(cartografica)

Vigostsky- teoria
historica-cultural
minha historia- minha cultural} socio-costrutivismo
mudança
interação
Lev Vigotsky deu enfase ao social
Mediação
para ele o professor é mediador

NDR-aprendizagem
ZDP-proximal
NDP-potencial

socio-construtivista ou interacionista
A criança aprendera em relação com o outro.
interpessoal} pega o conhecimento do outro e terá a intrapessoal

linguagem
comunicação/leitura

Piagetdiz que a linguagem é ego centrica



PIAGET VIGOSTSKY
*egocentrica
(fala para si mesma) *interna com sentido social
*socializada (fala para comunicar-se algo ou alguma
(para fala) coisa que ela necessita)
*é individual *socializado desde que nasce
(cognitiva) *É social/historica
*O pensamento constroí *coordena o pensamento
a linguagem dentro pra fora a palavra é a pasagem do pensamnento
para a fala de fora para dentro.

Vigotsky- afirma que a aprendizagem se raliza sempre em contexto interação através da interação de intrumento construir conhecimento p/conhecer signos simbolos.
propoe o conceito de zonas de desenvolvimento proximal afirma que esta no nivel de desenvolvimento real capaz de resolver problemas sozinho.
desenvolvimento proximal é a soluçao do problemad com ajuda do outro.
o professor é uma figura fundamental neste processo de desenvolvimento. É o mediador da construção da aprendizagem potencial e cabe a ele ser um sistematizador do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário